Diabetes Mellitus
20/07/2022
O diabetes mellitus é um conjunto de doenças caracterizadas pelo aumento na concentração de glicose no sangue (glicemia). O seu o nome origina do latim. Diabetes significa “passar através” e mellitus, “doce como o mel”, fazendo referência à glicose que passa para a urina de uma pessoa com diabetes.
É um conjunto de doenças pois existem tipos diferentes entre sim, no que diz respeito aos fatores causadores e o tratamento.
Os principais são o diabetes mellitus tipo 1, uma doença autoimune que causa a destruição das células que produzem a insulina e ocorre principalmente em crianças e adolescentes.
O diabetes mellitus tipo 2 ocorre mais em indivíduos acima dos 30 anos e é multifatorial, isto é, está relacionado a vários fatores, tais quais excesso de peso, alimentação, genética favorável.
Existem outras formas, como o diabetes mellitus gestacional, que ocorre na gestação, e os diabetes monogênicos, um grupo de diabetes causados por mutações específicas que passam de forma hereditária.
Com a mudança do estilo de vida das pessoas e a epidemia de sobrepeso e obesidade, além do envelhecimento da população, o diabetes mellitus tem se tornado uma doença cada vez mais prevalente.
Sua frequência somada ao seu potencial de causar sequelas a torna uma das doenças mais importantes da atualidade.
Entre as sequelas, encontram-se lesão a órgãos e tecidos como rins, retina e nervos (doença microvascular) além de aterosclerose causando infarto agudo do miocárdio e AVC (doença macrovascular).
Para prevenir essas complicações, é ideal o controle adequado da glicemia, obtido através do tratamento correto.
O tratamento envolve dieta, prática de exercícios físicos e o uso de medicações orais e/ou injetáveis, entre as quais está a insulina. O melhor tratamento é escolhido baseado no perfil do paciente, considerando o tipo do diabetes mellitus, a gravidade do quadro, a presença de complicações, entre outros.
O controle adequado da glicemia consegue evitar morbidade e mortalidade dos pacientes, mantendo a qualidade de vida.
Léo Nunes
Endocrinologista do Nest