voltar

Por que é tão difícil emagrecer?

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a obesidade é um dos problemas mais graves da sociedade atual. Estima-se que em 2025 serão 2,3 bilhões de adultos no mundo com excesso de peso. Quando olhamos para o cenário dessa doença crônica no Brasil, vemos um aumento de 72% entre 2006 e 2019. Por que esses números só aumentam? Precisamos ter um olhar mais atento a essas pessoas.

            A obesidade é uma doença multifatorial, que vai desde fatores externos do ambiente (estilo de vida mais sedentário, indústria de alimentos, estresse) até fatores internos como a genética, por exemplo. Vivemos hoje em um paradoxo que, ao mesmo tempo em que se precisa emagrecer, para melhorar alguma condição de saúde (diabetes, pressão alta, colesterol alto, entre outras) ou estética (padrões de beleza), existe um apelo constante para o consumo de comidas recreativas (como por exemplo, fast food).

As pessoas se sentem perdidas com tantos estímulos e tantas informações. O que eu preciso comer para emagrecer? O que eu não posso comer para emagrecer? Surgem diversas listas do que pode e o que não pode comer. Porém, o que é esquecido são as histórias dessas pessoas com a comida. Por que existem pessoas com diabetes que não conseguem se controlar com doces? São as histórias de vida, emoções, pensamentos, crenças que atrapalham as mudanças de hábitos.

Vão existir indivíduos que precisam de uma orientação de organização da alimentação, conhecer os nutrientes dos alimentos, mas também vão existir outros que precisam entender sobre sua fome, saciedade e o que os levam a exagerar quando comem alguma coisa. Entender o equilíbrio entre o prazer e a responsabilidade. É preciso tempo e acompanhamento profissional.

Nutricionista Raquel Lacerda CRN11 7945

Compartilhar

Posts relacionados